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Battlefield 2

De fato, até meados do final de 2005, eu nunca fui muito fã de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Jogava de vez em nunca, às vezes nos arcades num Virtua Cop ou num House of the Dead. Mais para trás na história, lembro-me de jogar bastante Doom II e Duke Nuken no PC... e ainda mais velha que esta ladainha, eu me recordo de fechar o Zero Tolerance do Mega Drive em dois fins de semana (ok, meu pai me ajudou numas fases... mas fez isto porque ele queria assegura-se que terminaríamos naquele fim de semana para que ele não tivesse que ir à locadora e alugar o cartucho por uma terceira vez).

 

Perdi o gosto (que já não era tão grande) por jogos de tiro após descobrir - ainda na época do Mega Drive - os jogos de ação-plataforma. E depois acabei por me distanciar bastante.

 

Mas então meu amigo... Ah rapaz, então vieram a EA Games e a DICE com um jogo... Cara, hoje não vivo mais sem ele!

 

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Battlefield 2 foi lançado na metade de 2005 pela EA Games, tendo sido produzido pela Digital Illusions CE (também conhecida como DICE). Seria o terceiro game completo a ser lançado da série "Battlefield", sendo o sucessor de "Battlefield Vietnam". Foi o primeiro jogo da série a mostrar uma guerra moderna com a tecnologia bélica atual (os antecessores passaram-se na "Segunda Guerra Mundial" e na "Guerra do Vietnam"). Como foi lançado já a alguns anos, qualquer computador hoje em dia pode roda-lo tranquilamente (qualquer um com no mínimo Windows XP (32-bit), Processador de 1.7 GHz, 512 MB de RAM, drive de CD/DVD de 8x, mais 1.5 GB de espaço livre no HD, placa de vídeo 3D com 128 MB de memória com AGP ou PCI Express e ter uma das seguintes placas: NVIDIA GeForce FX 5700 ou melhor ou ATI Radeon 8500, ou outra melhor, além de placa de som compatível com DirectX 9.0c, internet a cabo, DLS ou melhor - copiado da caixinha do game! É... parece que alguns "Positivo" não são capazes de rodar BF2... mas também, o quê "Positivamente Negativos" rodam pra variar?)

 

Neste game, os jogadores jogam num campo de batalha moderno e devem escolher um exército pelo qual lutarão (no entanto não sendo esta uma escolha definitiva).

Não há de fato uma estória como pano de fundo. O que ocorre aqui é uma guerra entre os "Marines" dos EUA e as forças militares da União Européia contra os exércitos "People Liberation Army" (P.L.A.), pertencente à China, e a fictícia "Middle Eastern Coalition" (M.E.C.) que reúne países do Oriente Médio. Não existe exatamente um lado certo ou errado - um mocinho ou um vilão. O que sabe-se sobre o storyline é que as forças americanas são aliadas às européias e ambos estão atacando tanto a China quanto o Oriente Médio. É desconhecido se os dois atacados possuem alguma aliança entre sí, porém não há nunca um conflito entre eles. Também é desconhecido o motivo pelo qual americanos e europeus estão invadindo estes países, porém a China e o Oriente Médio também atacam territórios nos países dos agressores.

 

Lembrando que, no game original, os únicos exércitos disponíveis para o combate eram os americanos, os chineses e os árabes. Os europeus foram incluídos mais tarde, após o lançamento do booster pack Euro Forces. Também foram lançados na expansão Special Forces outros seis exércitos, os quais eram compostos por forças especiais (como o nome do pacote sugere) das já conhecidas americanas (Seal‘s), e MEC‘s, além das novas forças russasbritânicas, além de outros dois grupos independentes: os insurgentes árabes e os rebeldes chechênios. Porém nenhum destes exércitos fazem diretamente parte da guerra aberta entre os marines, os europeus, os chineses e os MEC‘s da infantaria árabe. Eles travam um confronto particular, uma espécie de "guerra secreta", já que a expansão tinha como foco que o jogador fosse mais um "Solid Snake" (de Metal Gear Solid) que um ''Jhon Rambo''.

 

Ah, está tudo muito enrolado! Vou descomplicar - Lhe dão uma arma e lhe dizem a direção na qual você deve atirar. Se é chinês, árabe, americano ou europeu não importa: MATE OS INIMIGOS E FAÇA PONTOS!!!

 

O game conta com alguns poucos modos de jogo, sendo que o mundialmente conhecido é o clássico Capture the Flag.

Cada exército começa um '''''round''''' controlando uma ou mais bandeiras e conta com uma quantidade X de tickets. Estes tickets representam quantas vezes os soldados de um exército podem retornar à batalha após morrerem. Toda vez que um soldado perde toda a sua vida, ele cai inconsciente. Se não for reanimado por um médico aliado (médico?! Que médico?! - Calma, já explico mais adiante) ele morre e o jogador usa um dos tickets de seu exército para retornar ao jogo. O objetivo é tomar a maior quantidade possível de bandeiras (ou todas) para que o inimigo eventualmente não tenha mais spawn points nos quais possa renascer. A partida também acaba quando um dos times esgota todos os seus tickets.

 

"Humm.. mas sem estória, parece ser mais um game clichê pra caramba... o que te fez ficar tão gamado nesse título afinal???"

 

A resposta vem em 4 partes, que também lhe apresentarão o game:

 

Veículos - A série Battlefield ficou famosa por ser uma das primeiras a disponibilizar uma vasta gama de veículos para que fossem utilizados durante o combate. E o Battlefield 2 arrebentou com milhares de opções de veículos de combate. Pelo solo, você pode atravessar o mapa (no volante ou de carona) em veículos como DPVs e Humvees. Existem também os poderosos blindados - APCs, tanques e artilharias anti-aéreas (AA) móveis fazem parte do arsenal. Pelo ar, você conta com helicópteros de ataque como o Hind e o Cobra, e de transporte, como o famoso Blackhawk americano. Sem esquecer-nos dos velozes e mortais caças, cuja pilotagem é reservada aos habilidosos. Completando o pacote, adicionados em expansões, temos outros brinquedos como quadricículos motorizados, veículos civis desarmados - como esportivos e caminhões - entre outros. Para se atravessar os mares e lagos, além dos APCs anfíbios, temos os botes armados.

 

O mais bacana é que cada exército, mesmo possuindo os mesmos veículos, estes são de modelos diferentes, o que confere ainda mais diversidade ao game.

Exemplo: O modelo do APC americano é o LAV-25, o chinês é o WZ 551 e os MEC’s contam com o modelo BTR-90.

Os modelos não influenciam somente na aparência do veículo mas cada um também possui suas próprias características, como um ser um pouco mais rápido ou o outro poder carregar mais munição, etc.

 

Kits - Aí entra o fator "variedade" do qual FPS’s carecem tanto. Em Battlefield 2 você pode escolher como quer jogar ao optar por um "kit". Estes são kits de equipamentos que servem para diferentes funções - alguns são voltados para o ataque (sendo uns de linha de frente e outros para infiltração) e outros para suporte de aliados. Os kits disponíveis são:

*ASSAULT: Os soldados de linha de frente, designados para ataques rápidos e numerosos e constituindo a classe guerreira mais balanceada e versátil. Este guerreiro porta um fuzil de assalto com um lançador de granadas acoplado, além de bombas de fumaça para invasão. Também possuem colete protetor que diminui o dano causado por tiros;

*ANTI-TANK: A força personificada em armamentos, o anti-tanques porta uma submetralhadora e o poderoso lança-foguetes, sendo os únicos soldados da infantaria aptos a lutarem efetivamente contra blindados. Também possuem granadas de fragmentação no arsenal, além do colete protetor, o que lhes garante mais proteção, porém os fadiga mais rápido em longos deslocamentos;

*SPEC OPS: Soldados com treinamento especial, eles preferem a infiltração sorrateira por trás das linhas inimigas ao combate aberto. Portam um fuzil de assalto M4 e explosivos C4, especialmente indicados para destruir equipamentos estratégicos nas bases inimigas, mas igualmente letais para blindados, além das boas e velhas granadas. Estes soldados não possuem coletes, mas graças à isto são pouco ruidosos e podem correr mais por terem carga leve. Outra característica especial deles é o silenciador em suas pistolas;

*SNIPER: Os atiradores de elite não poderiam faltar numa guerra destas. Designados também para passarem despercebidos pela paisagem, os franco-atiradores contam com um rifle de alta-precisão para eliminar alvos à distância, além de minas anti-pessoais Claymore com detonação por sensor de aproximação. Também contam com silenciador em suas pistolas, bem como granadas de arremesso. Por serem leves e silenciosos, também não portam coletes protetores. Isto ajuda a tornarem-se também mais rápidos;

*SUPPORT: Estes soldados são vitais em todo o combate. Portando bolsas de munição, ele pode remuniciar soldados aliados e também veículos tripulados por estes (estando ele dentro de outro veículo próximo). Para remuniciar aliados da infantaria, eles podem segurar estas bolsas próximas à eles ou atirá-las ao chão, onde ficarão até que alguém as pegue. Mesmo tendo função primária de suporte, estes guerreiros também estão mais que preparados para o combate. Armados com uma pesada metralhadora (que possuem sempre muitos cartuchos e demoram para precisarem de recarrega) e granadas virtualmente infinitas (uma vez que ele pode remuniciar a sí mesmo), eles também contam com o colete protetor para ajudá-los a manterem-se protegidos.

*ENGINEER: Os mecânicos são indispensáveis num exército bem-preparado. Com sua chave inglesa, eles podem efetuar reparos em veículos aliados de qualquer tipo, além de poderem consertar equipamentos estratégicos destruídos pelo inimigo. Armados com espingardas calibre 12, eles podem facilmente eliminar qualquer inimigo a curta distância, e com suas minas terrestres AT (que ativam-se somente sob o peso de um veículo) podem proteger estrategicamente áreas importantes - isto, é claro, contando também com as famigeradas granadas de mão. Por também não serem uma classe de atacantes não possuem colete protetor, porém podem correr distâncias mais longas;

*MEDIC: Fechando o pacote de kits. temos um dos mais vitais. Os médicos de campo é que cuidam da saúde dos aliados em combate, e o fazem por meio das sacolas de primeiros-socorros que carregam. Assim como os Support, eles podem atirar estas bolsas pelo chão ou segura-las próximo à aliados feridos para curá-los. Eles também podem reviver aliados caídos, fazendo uso de seus desfibriladores. Armados com um fuzil de assaltogranadas, eles devem acompanhar qualquer incursão à um território inimigo, logo atrás da infantaria de frente, uma vez que em virtude da mobilidade, eles não tem a proteção de coletes à prova de balas.

-OBS.: Todos os kits acompanham faca (que FPS é completo sem ela?), pistola e granadas. (lembrando que apenas Spec Ops e Snipers contam com silenciador na pistola e que as granadas dos Assault são lançadas do dispositivo acoplado ao fuzil. Pode também se dizer que todos possuem para-quedas de uso ilimitado, para protegê-los nas quedas de grandes altitudes ou ajudá-los à alcançar algum lugar de difícil acesso.) 

 

Entendeu agora a gama de estratégias que podem ser aplicadas? Você pode adotar um estilo de jogo, mudar este estilo durante uma partida ou assimilar estilos diferentes! E mais estratégia ainda é injetada às partidas, tendo-se em vista que você pode trocar de kit durante o jogo, sem a necessidade de morrer, bastando para isto encontrar uma "sacola de kit" caída de um aliado ou inimigo morto. Neste game, jogar com amigos não só pode como FAZ a diferença, aliando kits com estratégias. Por este fator, falemos agora sobre...

 

TeamWork - Nada de pegar um tanque e sair vagando solitário sem destino certo. Isto pode funcionar às vezes, mas sem uma equipe que lhe cubra, você provavelmente não chegará muito longe neste seu passeio.

Vejamos uma situação típica do jogo:

Você vê um tanque T-90 dando sopa e corre para pega-lo. Lá dentro, enquanto olha a paisagem pela janelinha, você tem a brilhante idéia de ir na direção contrária de onde os Quatro Cavaleiros do Apocalipse estão dançando lambada com o Luiz Caldas e tomar uma daquelas bandeirolas marotas que estão com "àquela" cara de abandonadas. É uma boa idéia? É, oras, e por quê diabos não seria? Então tá bacana, lá vai você pela estrada afora. E ao chegar na bandeira, você percebe que um mamulengo do exército inimigo prestou atenção no UAV dele e percebeu seu plano maléfico. Sendo assim, ele decidiu  bancar o xerife e, sozinho, melar seu objetivo (e ganhar alguns pontos por proteger uma bandeira no processo, claro). Nasce então o seguinte quadro:

 

"Tem só um soldado inimigo a pé nesta bandeira? Moleza! O que ele pode fazer contra o meu tanque estando sozinho? Ele é anti-tank!? Ah dane-se! Só preciso colocá-lo na mira da minha metralhadora ou no raio de ação do meu canhão pra ele virar farinha."

 

...É isto mesmo? Analise comigo agora:

O cara, sendo habilidoso, pode usar as construções para cobrir-se e atirar certeiramente em seu blindado, não lhe dando chance de atingi-lo. Você fica desesperado, movendo a torre do tanque em 360 graus e não consegue fazer frente à agilidade de um soldado a pé.

Decide então que sair do tanque para caça-lo pessoalmente, para depois voltar ao tanque e tomar a bandeira.

Péssima idéia.

Ele pode simplesmente dribla-lo e roubar o tanque debaixo do seu nariz! E morrer para um tanque que você deu de presente ao inimigo é o suficiente pra rasgar o RG.

E, ainda, se ao invés de anti-tank ele fosse um spec ops? Não demoraria muito para ele colar umas boas C4 em sua retaguarda e aparecer na sua frente só pra apertar o botãozinho.

 

Como evitar tudo isto? Com trabalho de equipe!

E se seu tanque tiver um gunner (gíria para "atirador de suporte") na 50 milímetros da parte externa? Ou melhor ainda, se houver outro tanque aliado, cada um cuidando de um lado? Ou mesmo um helicóptero lhe dando cobertura aérea? Perfeito não?

No campo de batalha de Battlefield 2, a união faz muito mais que açúcar - faz a DIFERENÇA!!!

É por isto que há aqui dois fatores que são vitais e incentivam fortemente o trabalho em equipe.

O primeiro é o sistema de Squads. Um squad nada mais é que um grupo de soldados sob o comando de um líder de esquadrão. Membros de um squad podem renascer ao lado de seu líder, ao invés de numa bandeira, o que permite que a ação seja levada initerruptamente ao campo inimigo enquanto o líder permanecer vivo. Outro fator importantíssimo é que membros de um esquadrão podem comunicarem-se entre sí através do sistema VoIP do game. Este sistema foi a coisa mais bacana que eu já vi na vida. Se o jogador possuir um microfone, ele pode usa-lo para falar com os aliados do esquadrão como num rádio. Pode parecer meio comum agora, mas para mim que nem conhecia TeamSpeaker, isto foi demais. Falar é muito melhor e mais prático que digitar uma mensagem enquanto se joga. Sem contar que permite uma interação muito mais bacana entre os jogadores, que acabam fazendo muitas amizades no game. Outra coisa bacana de se estar em um squad, é que o líder pode falar diretamente com o Commander do exército pelo VoIP (Commander?! Que merd... -  Calma, calma! Já explico adiante!), e este pode enviar ao squad recursos diversos ou artilharia (recursos?! Artilharia?! Mas que... - Tá bom, cala a boca! Já explico cacete!!! Calma aí!!!) para auxilia-los a tomar uma bandeira inimiga ou proteger uma das suas, tornando seu esquadrão ainda mais efetivo. Um squad bem diversificado, com kits em harmonia, pode ser uma máquina de fazer pontos!

O segundo fator é o posto de Commander. O Comandante é um "chefe" para todos os outros de seu exército, só podendo haver um por partida para cada time. Ele pode comunicar-se com todos os líderes de esquadrão através do VoIP, e possui um verdadeiro arsenal de recursos para ajudar seu time à vencer. Pelo seu laptop, ele pode ver o mapa inteiro através de imagens geradas por satélite. ele pode denunciar a posição de inimigos no mapa para seus aliados não apenas através do comando SPOT (que eu vou explicar mais tarde. Hã? Cadê o cara das perguntas? Amarrado logo alí atrás.), mas também possui scanners e aeronaves espiãs não-tripuladas para fazer uma verdadeira varredura nos arredores, o que auxilia aliados ao aproximarem-se de zonas inimigas. Eles também podem enviar caixas de suprimentos (que reparam/remuniciam/curam estruturas, veículos e infantaria), e veículos leves para seus aliados. Se assim for necessário, o comandante ainda pode fazer chover chumbo quente numa área inteira com suas artilharias, dizimando qualquer coisa (inimigo ou aliado) que esteja na zona de impacto. E ainda assim, o commander não ganha pontos matando inimigos ou auxiliando aliados - ele ganha pontos se SEU EXÉRCITO faz pontos.

Como assim?

Simples. Se um esquadrão aliado toma uma bandeira, você também ganha pontos! Se seu exército vence o round, você DUPLICA seus pontos! Isto tudo para fazer do Commander o "paizão" da galera, auxiliando e guiando a equipe para a vitória! O quão bacana isto pode ser?

 

E os benefícios de se jogar em equipe só aumentam. Uma bandeira inimiga (ou neutra) é tomada muito mais rápido se muitos aliados estiverem próximos à ela. E, utilizando o comando SPOT, você presta um "servição" pro seu time. Este comando trata-se de somente pontuar pelo rádio veículos ou infantaria inimigos que estejam em seu campo visual, para que estes apareçam no mapa para seu exército inteiro (por um curto período de tempo), assim permitindo aos seus aliados prepararem-se para o confronto e não serem pegos de surpresa. Isto sim é trabalho em equipe!!!

 

Patentes e Premiações - Não bastasse tudo isto, o game ainda conta com um sistema completo de evolução por patentes e premiações por bravura e trabalho em equipe na forma de medalhas, insígnias e o mais bacana: novas armas!

 

O jogador, ao cadastrar uma nova conta, começa como um mero recruta e sem uma medalhinha sequer. Ao jogar on-line (jogos off-line contra bots não contam pontos) e em servers rankeados (servers oficialmente reconhecidos pela EA), o jogador vai acumulando pontos ao eliminar inimigos, curar ou remuniciar aliados, tomar bandeiras entre diversas outras ações. Ao acumular pontos suficientes, o jogador avança para a próxima patente. Isto continua até que se atinja a patente máxima - "Battlefield Commander". Claro que não é tão fácil assim. Algumas patentes vão exigir que você não só possua os pontos necessários, como também que já tenha ganho alguma( s ) medalha( s ) em específico. Por exemplo: Para passar da patente "Gunnery Sargent" para a "First Sargent", o jogador precisa, além dos pontos, possuir todas as insígnias básicas de combate com todos os kits do jogo. Isto ajuda o jogador a envolver-se bem mais com o game, dando-lhe motivos melhores para jogar que simplesmente aparecer com seu nick no topo do placar ao final de um round.

Sobre as medalhas e insígnias, estas não necessitam de pontos, mas sim de vários outros fatores. Algumas (quase todas) requerem um tempo de jogo mínimo o qual você já terá de ter completado - sendo estas horas no total ou em kits específicos. Outras já precisam que você elimine uma certa quantidade de inimigos em apenas um round ou no tempo total que você já jogou - sendo que dentre estas, algumas tem como requisito que você elimine estes inimigos com algum tipo de armamento em especial (explosivos, facas, pistolas, etc.). Existem, por fim, as que você adquire demonstrando o quanto é habilidoso no volante (ou manche) dos veículos do jogo, existindo medalhas de premiações para pilotos de blindados, veículos de transporte, caças, helicópteros entre outros.

 

Mas é claro que, se você foi o "fera" do round, não vai querer passar em branco. Portanto, ao primeiro, segundo e terceiro colocados de cada round, são dadas estrelas de ouro, prata e bronze respectivamente. Lembrando que o game considera os três melhores dentre todos os jogadores do server - não serão premiados os três melhores de cada time, e sim os três melhores do round.

 

E agora vamos a parte mais divertida do parquinho (e para muitos que não dão a mínima pra medalhas e coisa e tal, a única parte que vai interessar de fato): As armas destraváveis!

Conforme você avança nas patentes, vai podendo destravar novas armas extras para cada kit. Os kits já vem com uma arma básica, mas possuem outras 2 armas extras à serem liberadas para cada um deles. Ao destravar uma nova arma, quando for escolher o kit o qual deseja jogar antes de começar a partida (ou após morrer e quiser troca-lo) você poderá observar um pequeno botão com uma seta para cima e outra para baixo ao lado da arma de um kit o qual já tenha destravado alguma arma extra. Ao clicar neste botão, você poderá selecionar a arma que destravou e começar a destruir tudo!

Você pode, claro, mudar a arma para uma outra destravada ou mesmo para a original quando quiser, bastando para isto morrer uma vez e seleciona-la antes de renascer.

Como já dito, cada kit tem duas armas extras para serem destravadas. 

Não será, no entanto, em qualquer promoção de patentes que lhe será dado o direito de destravar uma arma. Isto ocorre em apenas algumas patentes. É você que escolhe a ordem na qual estas armas serão liberadas, e como poderá demorar um pouquinho até que você possa liberar outra, é bom escolher com cautela. Eventualmente (se você chegar à tanto) todas serão liberadas, portanto nenhuma arma que não esteja liberando agora será impossível de liberar mais tarde.

Mas pense no que mais vai usar, para não destravar algo que não vá ter utilidade imediata.

 

"Humm... eu jogo muito de Medic, portanto vou abrir uma arma desta classe... mas por outro lado, adoraria jogar mais de Sniper, mas não o faço porque o rifle inicial é péssimo! Se eu abrisse um novo poderia jogar mais nesta classe..."

 

Viu só? A escolha será sua, portanto veja bem do que vai precisar primeiro!

 

Três últimas notas sobre as armas extras:

*Algumas destas armas extras JÁ ESTÃO DESTRAVADAS como armas iniciais de alguns exércitos (como a SAS Britânica da expansão Special Forces, ou a European Union da Euro Forces). Possuindo estas expansões, o jogador poderá "experimentar" uma arma que deseja destravar para saber se ela valerá ou não a pena ser destravada agora ou mais tarde. 

* Estas armas extras serão as mesmas para qualquer exército. Ao abrir a DAO-12 por exemplo, ela estará disponível nos kits de Anti-Tank tanto americanos quanto chineses, ou seja lá qual for o exército que estiver jogando.

* Mesmo que ainda não tenha destravado estas armas, ainda será possível jogar com elas. Tal façanha é possível quando um aliado ou inimigo que possuí uma destas armas destraváveis morre, deixando-a para trás com seu kit. Basta trocar seu kit por aquele e tcharans! Lá estará a arma na sua mão pra você detonar com ela. Isto, no entanto, serve apenas para testar uma nova arma, uma vez que, ao morrer você logicamente não poderá renascer com ela.

 

Absolutamente tudo isto não faria sentido se nenhuma destas informações fossem permanentemente mantidas. E é por isso que todos os dados de sua conta são guardados nos servidores da EA - não em seu PC, o que também inibe o uso de programas como Cheats e Hacks. Você pode formatar o PC, comprar um novo ou jogar de uma lan house ou casa de amigo - vai poder sempre logar-se à sua conta sem necessidade de transportar nenhum dado consigo. E o melhor, após o último patch (1.50), não é nem mesmo mais necessário estar com o CD - pode-se agora jogar apenas tendo o jogo instalado no PC, e isto sem ter de usar nenhum programa extra. Moleza maior só fazendo miojo.

 

Por fim, às expansões!!!

 

Battlefield 2 conta com 1 expansão e 2 booster packs oficiais. A expansão Special Forces deve ser adquirida à parte (ou comprando-se a nova versão especial de Battlefield 2 em DVD, que contém tanto a expansão quando os dois boosters de conteúdo). Os Booster Packs Euro Forces e Armored Fury foram lançados originalmente para serem baixados do site da EA direto para o PC após pagar-se uma taxa de compra. Após o patch 1.50, estes packs de conteúdo extra foram disponibilizados gratuitamente para todos os jogadores. Que festa! Aplausos pro cara que inventou esse maravilhoso patch 1.50!!!

Conheça estas belezuras:

 

Special Forces (Expasion Pack) - Lançado mais ou menos três meses após o game original, traz para a batalha mais 6 novos exércitos: US Navy SEALs (mais uma divisão de combatentes americanos), British SAS (a elite do exército britânico. Gosta de "A Prova de Tudo" do Discovery Chanel? O Bear lá era desta divisão), Russian Spetsnaz (forças especiais russas), MEC Special Forces (a elite do exército MEC), Rebels (rebeldes chechênios e criadores de confusão) e os Insurgents (insurgentes árabes. Assiste o Jornal Nacional? Saiba que é bom de vez em quando). A expansão trás ainda 8 mapas novos e novos equipamentos (como óculos de visão noturna, corda de escalada, bombas de gás, etc.), além de novos armamentos e veículos. Como já dito no início da resenha, este pacote trás um gameplay diferente e enfatizado na infantaria em detrimento ao combate de veículos. Os mapas desta expansão são menores, mais truncados (com mais lugares para se esconder) e dentre estes alguns noturnos (nos quais o jogador precisa fazer uso dos novos óculos de visão noturna, ou ficará feito um morcego num concerto de tubas). Estes mapas não trazem veículos aéreos e apenas blindados mais leves, forçando estratégias baseadas em furtividade para aproximar-se de uma área inimiga (nada de "Puta merda!!! 3 tanques e 2 APCs vindo pra cá?!?! Esta porra de bandeira tem o quê, um poço de petróleo?!?!). Os mapas aqui são ótimos para um bom deathmatch como visto em muitos outros FPS’s e que os mapas gerais de BF2 não permitem, com suas toneladas de prazeres blindados.

 

Euro Forces (Booster Pack) - Lançado em março de 2006, este petardo trás 1 novo exército - a European Union (União Européia) que vem em auxílio dos americanos pra botar a coisa toda num justo 2 X 2. Além dos europeus, o pack trás 3 novos mapas e mais um pequeno punhado de armas e veículos extras que põe a cereja no topo do chantilly.

 

Armored Fury (Booster Pack) - Sendo o último pack lançado, este chegou em junho de 2006. Trás 3 novos mapas onde, finalmente, os americanos provam um pouco do seu próprio remédio tendo de proteger territórios americanos de invasões dos chineses e MECs. Este pack trás também novos veículos aéreos, e introduz caminhões e carros "american muscle" civis para uso livre.

 

Vale ressaltar o louvável fato de cada novo exército possuir seu próprio set de armamentos para seus respectivos kits, além de possuírem seus próprios modelos de veículos aéreos e terrestres.

 

Com todo conteúdo extra, o game apresenta 10 exércitos, 29 mapas, mais de 50 veículos e quase 60 armamentos diferentes!!! E isto fora a imensa gama de equipamentos de suporte e defesas anti-aéreas e terrestres estacionárias disponíveis.

Droga!!! Agora venha me falar sobre  "diversidade"!!!

 

Bom, continuar falando deste game seria chover no molhado. Muito do que se vê por aí é bom ou ruim por mera questão de opinião. Este game não se encaixa em padrões tão simples. Só sendo muito antagonista de games de tiro ou de guerra você pode não gostar de Battlefield 2. Vamos colocar em fatos:

 

Gosta de jogos de tiro?

Gosta de um bom e enorme mapa, com capacidade para até 64 jogadores ao mesmo tempo?

Gosta de veículos de guerra armados até os dentes?

Acostumou-se bem com os controles de Counter Strike?

Você é um ser humano racional? (pergunta opcional e de resposta não vital para se gostar do game. Não sou muito racional e adoro este jogo!)

 

Se respondeu "sim" para todas ou, no mínimo, duas - vá correndo experimentar este game!

 

Não perca tempo! Não pense duas vezes! Não tenha dúvidas! Não espere até amanhã! Não me deixe continuar escrevendo idiotices pra te convencer!

 

"START FIGHTING OR I WILL FIND SOMEONE WHO CAN!!!"


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